Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Quando levar as crianças ao urologista?

Quando a gente pensa em médico para cuidar das crianças geralmente vem na nossa cabeça somente o pediatra e, depois, o dentista. Mas além desses exemplos, uma especialidade que costuma atender muitos casos infantis é o urologista. Você nunca levou seu filho ou a sua filha ao urologista? Sim, meninas também podem se consultar com ele, pois os problemas relacionados ao aparelho urinário podem acontecer com ambos os sexos e são mais comuns do que a gente imagina.

De acordo com o chefe do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia, Ubirajara Barroso, a infecção urinária é o problema mais comum entre as crianças e é causada pela presença de micro-organismo no trato urinário. “É muito comum haver infecção urinária em bebês, mas os sintomas não são tão claros. Geralmente ela se manifesta como uma febre sem causa aparente”, explica.
Durante o primeiro ano de vida, costuma se manifestar mais no sexo masculino. Isso porque os meninos nascem com o prepúcio (pele que reveste a ponta do pênis) mais fechado. Ao longo do desenvolvimento, ele costuma abrir sozinho, mas se até os 5 anos de idade ele não se retrair é necessário ser avaliado por um especialista. Existem também os casos de malformação congênita, que podem dificultar o escoamento da urina. Entre os meninos também pode haver incidências da fimose, dificuldade de expor a cabeça do pênis, pois a pele que a cobre é muito estreita, causando assaduras. O local deve sempre ser bem higienizado e o urologista orientará a necessidade de uma pequena cirurgia.
Fonte:http://www.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário